6.8.15

Paris de la France #1

Aaaah, Paris! Já tinha corrido tanto mundo e ainda não tinha ido a Paris.

Paris é uma cidade óptima para alugar casa, quem preferir esse registo a um quarto de hotel. Para ficar em hotéis que não são nada de especial, que às vezes nem têm pequeno-almoço, pessoalmente prefiro ficar numa casa boa, cheia de espaço para mim, de preferência junto a uma estação de metro. E uma das coisas boas que há numa casa é poder ir ao supermercado e fazer algumas refeições. Em dias em que se andam quilómetros, que o jantar é só mesmo porque o corpo pede uma refeição que nem vai dar muito gozo, mais vale passar pelo supermercado e comer em casa. Tivemos dias em que andámos 20km, acreditem, no dia seguinte de manhã até os tornozelos choravam.

Para quem gosta do registo de alugar casa, aconselho muito o AirBnb e podem consultar neste post algumas casas em que já fiquei. Se procuram para Lisboa, aconselho esta e esta.

Paris é uma cidade para se andar, andar, andar a pé, mas o Metro dá muito jeitinho! Sobretudo para começar o dia num ponto de partida e para regressar a casa a fim do dia. No meu caso, que estive apenas três dias em Paris, o Metro foi fundamental para não perder tempo e conhecer o maior número de sítios.

Se não vão estar muitos dias em Paris, aconselho a compra do Guia American Express TOP 10 Paris. É um bom investimento que, aliado a uma pesquisa e estudo na internet antes de chegar à cidade, chega perfeitamente.

Para quem vai pela TAP como eu fui, chegados ao aeroporto de Orly, há que chegar a Paris. Optámos pela via que nos pareceu ter melhor relação qualidade/preço, o OrlyBus, que sai a cada 15 ou 20 minutos, encontram na gate C, plataforma 3, e que leva até à estação de Metro Denfert Rochereau (linha verde, nº 6) e daí chegam a qualquer lado. O tempo da viagem é de cerca de 30 minutos e o preço de cada bilhete é de cerca de 7,50€.

No entanto, isto de andar a arrastar malas em estações de metro do tempo da carochinha com escadas intermináveis, muitas sem escadas rolantes e menos ainda com elevadores, pode tornar-se uma verdadeira provação. No fundo, é muito mais do que uma aula de ginásio, o corpo agradece, mas num dia com 42ºC como aquele em que chegámos, eu achei que morria.

Foi trabalhoso, chegámos à casa que alugámos em pouco mais que uma hora, mas no regresso tínhamos de arranjar uma solução. E foi na internet que descobri o LeCab.

O LeCab é uma espécie de UBER. Funciona por aplicação, internet ou telefone. O PAM descarregou a aplicação, fez o registo e no dia da partida lá estava um motorista pronto a levar-nos ao aeroporto por um preço fixo de 37€. Neste serviço nem existem trocas de valores, o dinheiro é pago via cartão de crédito que é registado na aplicação e foram os 37€ e nem mais um cêntimo. Como fomos quatro pessoas nesse carro, valia mesmo a pena, não ficava longe do valor que era pago por cada um na viagem trabalhosa de autocarro com o OrlyBus. Quando forem menos pessoas, depende do que cada um estiver disposto a gastar.

A grande questão é que no site não consigo perceber se levam passageiros ao aeroporto, mas não levam passageiros do aeroporto, fiquei sem perceber, pode ser que consigam melhor que eu.

No que toca a transportes públicos, usei apenas o Metro. Aconselho sempre a que façam um plano de viagem, que saibam com antecedência onde vão estar e o que vão visitar, de preferência escolham actividades que fiquem mais ou menos na mesma zona para não andarem a perder tempo de um lado para o outro na cidade.

Dependendo das vezes que íamos utilizar o Metro, umas vezes comprámos carteiras de 10 bilhetes (que davam para outros dias) e custavam 14,10€ (preço de bilhete único 1,80€) e outras vezes comprámos um bilhete de dia inteiro. Atenção que os bilhetes diários não são válidos por 24h como em alguns países! Em Paris, se comprar um bilhete diário às 23h, a partir das 00h já não é válido (chulos!). Portanto, é fazer contas aos bilhetes.

Nas estações de Metro podem pedir um mapa da cidade com a rede de Metro e a partir daí é uma cidade inteira para visitar.